Comentários à Guerra da Gália ("Commentarii de Bello Gallico" em latim) é o relato em primeira mão de Júlio César sobre as Guerras Gálicas, escrito como uma narrativa em terceira pessoa. Nela, César descreve as batalhas e intrigas que ocorreram nos nove anos em que ele passou lutando contra os povos germânicos e celtas da Gália que se opunham à conquista romana.
A "Gália" à qual se refere César é toda a Gália, com exceção da Província Narbonense (hoje Provença), englobando toda a França atual, Bélgica e parte da Suíça. Em outras ocasiões ele se refere somente ao território habitado pelos Celtas.
A obra tem sido um dos pilares da instrução latina por causa de sua prosa simples e direta. Como vemos na dedicatória e introdução de Sotero dos Reis o ensino do Latim foi o objetivo principal da tradução, por isso a versão bilíngue.
Começa com a frase frequentemente citada "Gallia est omnis divisa in partes tres", que significa "A Galia está toda dividida em três partes". A obra completa contem oito seções, Livro 1 ao Livro 8, variando em tamanho de aproximadamente 5.000 a 15.000 palavras. Cada um dos livros de De Bello Gallico é consagrado a uma das sete campanhas de César na Gália, sendo o livro 8 escrito por Aulus Hirtius, após a morte de César.

More by C. Júlio César